APROSE

Serviços

Os serviços que disponibilizamos

ver serviços

Serviços APROSE

Constituindo um dos seus vetores mais desenvolvidos, a APROSE mantém, organiza e disponibiliza informação permanente sobre os mais variadíssimos temas atinentes à atividade que representa, desde a divulgação de diplomas legislativos, passando por informações sobre o setor, a calendarização de obrigações legais, a contratação coletiva de trabalho específica da distribuição de seguros, informações jurídicas e jurisprudenciais, protocolos, concursos públicos sobre seguros, etc., revestindo estas a natureza de comunicados, circulares, infoflashes ou informações avulsas especialmente dirigidas aos seus filiados. 

A disponibilização de informação em prol dos seus Associados está para a APROSE como a informação dos mediadores deveria estar para os respetivos clientes, pois a informação e assistência disponibilizada por aqueles, no fundo e na sua essência, constitui o core do seu negócio.

 

 

A APROSE edita e publica mensalmente, em parceria com o semanário Vida Económica, um suplemento especial sobre seguros, o qual é, em regra, incluído numa edição de cada mês daquele periódico, sendo distribuído gratuitamente a todos os Associados em formato de papel e eletrónico.

A APROSE possui no seu seio os melhores especialistas existentes em Portugal sobre o regime legal e jurídico da distribuição de seguros, estando os serviços destes profissionais, a título gratuito, ao inteiro dispor dos agentes e corretores inscritos na Associação. Para além desta vertente, como Associação empresarial, a APROSE disponibiliza igualmente serviços de consultoria sobre o Direito dos Seguros, Direito Laboral e Comercial, Fiscal, Contabilístico e de Segurança Social. Igualmente presta assessoria quanto aos processos de inscrição, no registo de mediadores, dos agentes e corretores de seguros, pessoas singulares ou coletivas.

Dada a amplitude de situações que podem fazer incorrer os mediadores de seguros em responsabilidade civil, passível de apreciação judicial, não apenas no âmbito da atividade mediadora propriamente dita, como também enquanto entidades patronais, a APROSE disponibiliza gratuitamente aos seus Associados os serviços de advogados que os representam em juízo em caso de necessidade e desde que o solicitem, correndo por conta dos membros solicitantes apenas as custas judiciais inerentes ao processo cobradas pelos tribunais.

Incluído no valor da quota com que cada Associado contribui para a Associação está um seguro de responsabilidade civil que cobre o risco de erro profissional do mediador filiado no exercício da atividade, dos seus trabalhadores e colaboradores (PDEADS), válido em todo o território da União Europeia e garantindo os capitais legalmente exigíveis.

Constituída à luz da Lei das Associações Patronais, enquanto estrutura representativa de entidades empregadoras e empresariais, a APROSE está envolvida na negociação relativa à contratação coletiva de trabalho específica do setor da distribuição de seguros. Após longos anos de tentativas goradas de negociação de um contrato coletivo de trabalho, especialmente gizado e concebido para a atividade mediadora, e que frustrasse os intentos de quem queria ver o contrato coletivo de trabalho das seguradoras aplicado a este setor, a APROSE propôs, negociou e logrou celebrar, em 1999, profundamente renovado em 2018, o primeiro instrumento de regulamentação coletiva de trabalho aplicável à atividade, o qual constitui, cada vez mais e por força da sua natureza, uma valiosa ferramenta de gestão de recursos humanos ao dispor dos Associados.

Consciente da enorme importância com que se reveste a formação, quer a inicial, quer a contínua, para quem faz da informação, assistência e assessoria a sua profissão, a APROSE, para além das iniciativas desenvolvidas no passado neste âmbito, obteve em 2016 a certificação como entidade formadora, que foi atribuída pela Direção-Geral do Emprego e das Relações de Trabalho (DGERT) através do certificado n.º 2697/2016 para as áreas de, entre outras, comércio, finanças, banca e seguros, a que se veio juntar, em 2017, o reconhecimento, desta feita através da Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões (ASF), de cursos específicos para a qualificação de agentes e corretores de seguros e de mediadores de resseguros (e respetivas PDEADS), cujas certificações traduzem um reconhecimento externo, concedido por entidades independentes e isentas, da qualidade da prestação de serviços de formação ministrados pela Associação. De igual modo, fruto dos protocolos firmados com várias instituições, a APROSE disponibiliza, para além das próprias, soluções externas aos seus Associados, em condições ímpares, no âmbito da formação, inicial e contínua, em regime de outsourcing com aquelas entidades, abrangendo designadamente o E-Learning (ensino à distância utilizando a Internet como plataforma), como meio para ultrapassar as barreiras geográficas e de tempo.

Reconhecendo a lacuna existente sobre a realidade do setor, até aqui considerada como o parente “pobre” da atividade seguradora, a APROSE tem vindo a desenvolver esforços no sentido de elaborar estudos sobre o mercado que representa, disponibilizando-os permanentemente aos seus Associados. De igual modo, procede frequentemente à constituição de Grupos de Trabalho para elaboração de estudos específicos sobre assuntos de interesse relevante para a atividade.

Para além das Assembleias-Gerais, que se realizam, no mínimo, duas vezes por ano e que funcionam sempre como momentos em que se faz o ponto de situação da atividade, a APROSE organiza congressos nacionais, seminários, conferências e sessões de esclarecimento, constituindo, deste modo, eventos que unificam o corpo associativo, estreitam relações entre os seus membros, visando a troca de informações e experiências sobre a realidade do mercado e as vicissitudes da distribuição e mediação de seguros.

Num mundo cada vez mais globalizado, desregulamentado em determinados aspetos e fortemente regulamentado noutros, em que as questões que afetam transversalmente a atividade deixaram há muito de ser abordadas e decididas a nível nacional, tornam imperiosa a necessidade de estabelecimento de laços associativos internacionais, entendendo a APROSE que a realidade atual não se compadece com isolamentos desta natureza, pelo que é membro efetivo das mais importantes e reconhecidas organizações internacionais representativas dos mediadores de seguros – BIPAR, WFII, COPAPROSE e POI.

Conexionado com o Símbolo e Marca de qualidade, a APROSE sujeita os Associados à sua ação disciplinar sempre que houver comportamentos lesivos dos objetivos da atividade de distribuição de seguros ou do prestígio da Associação, contanto que o respeito pelos Estatutos e Código de Ética vincula os seus Associados a uma postura idónea, digna e prestigiante no mercado.

Procurando investir e tirar cada vez mais partido do uso das novas tecnologias, a APROSE disponibiliza a todos os seus Associados – através de um número de utilizador e palavra-chave, individual e privativo –, o acesso à área reservada da sua página na Internet, a qual, para além de fornecer informação especialmente dirigida aos seus membros, pretende, de igual modo, constituir-se como um arquivo eletrónico, tornando fácil a pesquisa da informação em virtude da sua organização sistemática, sem sujeição a quaisquer horários.

Visando aproveitar as sinergias que decorrem automaticamente do número crescente de Associados, a APROSE negoceia e celebra com as mais variadas entidades, dos mais diversos setores da economia e atividade, protocolos e acordos comerciais que disponibilizam a contratação de produtos e serviços em condições mais vantajosas e favoráveis para os seus membros.

Encare o quadro de pessoal e colaboradores da APROSE como uma extensão do próprio quadro de pessoal da sua empresa, dotando deste modo a sua estrutura com profissionais altamente qualificados e com o know-how acumulado de anos de experiência no seu setor de atividade. Considere igualmente incluído neste conceito os corpos sociais da Associação, voluntariamente eleitos para o servir a si e à nobre atividade da distribuição de seguros. Podemos não fazer materialmente o seu trabalho... mas facilitamos substancialmente a sua execução.